Conceitos Importantes Para Elucidar Nosso Tema
APRENDIZAGEM:
Segundo Michaeles Dicionário
a.pren.di.za.gem
sf (aprendiz+agem) 1 Ação
de aprender qualquer ofício, arte ou ciência. 2 O tempo gasto
para aprender uma arte ou ofício. 3 Psicol Denominação geral dada a
mudanças permanentes de comportamento como resultado de treino ou experiência
anterior; processo pelo qual se adquirem essas mudanças.
Podemos dizer então que: a aprendizagem
humana é definida como sendo a mudança relativamente estável do comportamento
de um indivíduo como resultado da experiência. Esta mudança resulta da
sequência do estabelecimento de associações entre estímulos e respostas. Na pedagogia
estabelecemos diferentes tipos de aprendizagem. Pode-se mencionar a
aprendizagem receptiva (o sujeito compreende o conteúdo e reproduz o mesmo, mas
não descobre nada), a aprendizagem por descoberta (os conteúdos não são
recebidos de forma passiva, a menos que sejam reordenados para se adaptar ao
esquema cognitivo), a aprendizagem repetitiva (produzida quando se memorizam os
conteúdos sem os compreender nem os relacionar com conhecimentos prévios) e a
aprendizagem significativa (sempre que a pessoa relaciona os seus conhecimentos
prévios com os novos e os dota de coerência relativamente à sua estrutura
cognitiva). Fonte:http://conceito.de/aprendizagem
EDUCAÇÃO:
Segundo Michaeles Dicionário
e.du.ca.ção
sf (lat educatione) 1 Ato ou efeito de educar. 2 Aperfeiçoamento
das faculdades físicas intelectuais e morais do ser humano; disciplinamento,
instrução, ensino. 3 Processo pelo qual uma função
se desenvolve e se aperfeiçoa pelo próprio exercício: Educação musical, profissional etc. 4 Formação consciente das novas gerações segundo os ideais de cultura de
cada povo. 5 Civilidade. 6 Delicadeza. 7 Cortesia.
Entende-se que: A educação pode ser definida como sendo o processo de
socialização dos indivíduos. Ao receber educação, a pessoa assimila e adquire
conhecimentos. A educação também envolve uma sensibilização cultural e de
comportamento, onde as novas gerações adquirem as formas de se estar na vida
das gerações anteriores. O processo educativo é materializado numa série
de habilidades e valores, que ocasionam mudanças intelectuais, emocionais e
sociais no indivíduo. De acordo com o grau de sensibilização alcançado, esses
valores podem durar toda a vida ou apenas durante um determinado período de
tempo.
Fonte:http://conceito.de/educacao
PSICOLOGIA:
Segundo Priberam
psi·co·lo·gi·a
1. Ciência que estuda o comportamento e os processos mentais. 2. Estudo dos fenômenos psíquicos. 3.Conjunto das características psíquicas de um indivíduo ou de um grupo. 4. Parte da filosofia que trata da alma e das suas manifestações.
A psicologia é a ciência que estuda os processos
mentais. A palavra vem do grego: psico (alma ou atividade mental)
e logia (estudo). Esta disciplina analisa as
três dimensões desses processos: cognitiva, afetiva e comportamental.
Fonte:http://conceito.de/psicologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário