quinta-feira, 26 de maio de 2016

Conceitos Importantes Para Elucidar Nosso Tema


APRENDIZAGEM:
Segundo Michaeles Dicionário

a.pren.di.za.gem 

sf (aprendiz+agem1 Ação de aprender qualquer ofício, arte ou ciência. 2 O tempo gasto para aprender uma arte ou ofício. Psicol Denominação geral dada a mudanças permanentes de comportamento como resultado de treino ou experiência anterior; processo pelo qual se adquirem essas mudanças.

Podemos dizer então que: a aprendizagem humana é definida como sendo a mudança relativamente estável do comportamento de um indivíduo como resultado da experiência. Esta mudança resulta da sequência do estabelecimento de associações entre estímulos e respostas. Na pedagogia estabelecemos diferentes tipos de aprendizagem. Pode-se mencionar a aprendizagem receptiva (o sujeito compreende o conteúdo e reproduz o mesmo, mas não descobre nada), a aprendizagem por descoberta (os conteúdos não são recebidos de forma passiva, a menos que sejam reordenados para se adaptar ao esquema cognitivo), a aprendizagem repetitiva (produzida quando se memorizam os conteúdos sem os compreender nem os relacionar com conhecimentos prévios) e a aprendizagem significativa (sempre que a pessoa relaciona os seus conhecimentos prévios com os novos e os dota de coerência relativamente à sua estrutura cognitiva). Fonte:http://conceito.de/aprendizagem

EDUCAÇÃO:
Segundo Michaeles Dicionário

e.du.ca.ção 

sf (lat educatione1 Ato ou efeito de educar. 2 Aperfeiçoamento das faculdades físicas intelectuais e morais do ser humano; disciplinamento, instrução, ensino. 3 Processo pelo qual uma função se desenvolve e se aperfeiçoa pelo próprio exercício: Educação musicalprofissional etc. Formação consciente das novas gerações segundo os ideais de cultura de cada povo. 5 Civilidade. 6 Delicadeza. 7 Cortesia.

Entende-se que: A educação pode ser definida como sendo o processo de socialização dos indivíduos. Ao receber educação, a pessoa assimila e adquire conhecimentos. A educação também envolve uma sensibilização cultural e de comportamento, onde as novas gerações adquirem as formas de se estar na vida das gerações anteriores. O processo educativo é materializado numa série de habilidades e valores, que ocasionam mudanças intelectuais, emocionais e sociais no indivíduo. De acordo com o grau de sensibilização alcançado, esses valores podem durar toda a vida ou apenas durante um determinado período de tempo.
Fonte:http://conceito.de/educacao

PSICOLOGIA:
Segundo Priberam

psi·co·lo·gi·a 
1. Ciência que estuda o comportamento e os processos mentais. 2. Estudo dos fenômenos psíquicos. 3.Conjunto das características psíquicas de um indivíduo ou de um grupo. 4. Parte da filosofia que trata da alma e das suas manifestações.

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais. A palavra vem do grego: psico (alma ou atividade mental) e logia (estudo). Esta disciplina analisa as três dimensões desses processos: cognitiva, afetiva e comportamental.

Fonte:http://conceito.de/psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário